LogoCamperKitchenCor.png

Este foi um projeto que nasceu por dois motivos.

 

O primeiro deles foi incluir conhecimentos iniciais de marcenaria na minha bagagem de autossuficiência da vida. Plantar, cozinhar, construir minha casa e móveis, costurar minha roupa são saberes que, hoje, considero muito importantes para a vida. 

 

O segundo foi a inspiração do movimento Van Life, pessoas que adotam um estilo de vida minimalista e passam a morar em van's, kombis, trailers. Este movimento é mais forte na América do Norte e Europa, mas está ganhando força por aqui. A essência é um desapego do ter, para focar no ser.

 

Mais para o final desta página, vou deixar algumas referências.

projeto

camper kitchen modular
versões vanlife/camping e bike trailer

Para aprender os conceitos iniciais da marcenaria, entrei no curso Marcenaria Projeto e Construção, do Oficina Lab

O Oficina Lab é uma escola e um coworking de marcenaria, que fica na cidade de São Paulo. É um espaço incrível. Os professores/mentores, são pessoas que já passaram pelo curso e carregam o DNA de criar projetos autorais com as mãos.

O projeto do Camper Kitchen tinha três possibilidades de utilização:

A) Móvel de apoio da cozinha de casa.

B) Cozinha portátil para ser transportada na bike trailer, para animar os picnics no parque.
C) Cozinha portátil para utilizar em viagens/acampamentos.

Descrição do móvel:

Parte Inferior:

- Módulo gaveteiro e armário pequeno, com rodízio. Esta parte foi projetada para servir as opções de utilização A e C.

Parte Superior:

- Móldulo gaveteiro e armário pequeno na parte inferior.

- Armário grande na parte superior.

- Bancada de trabalho principal, com duas partes retráteis. 

- Uma das abas retráteis recortada, permitindo a utilização do tampo como tábua de corte e dando lugar ao vão onde pode ser encaixada uma pia retrátil. 

- Furos para encaixe de uma "torneira" elétrica, carregada por USB. 

- Esta parte foi projetada para servir as opções de utilização A, B e C. Este é o módulo que pode ser colocado no trailer da bike.

maquete

camper kitchen modular
versões vanlife/camping e bike trailer

construção

camper kitchen modular
versões vanlife/camping e bike trailer

aprendizados

camper kitchen modular
versões vanlife/camping e bike trailer

Curti muito fazer esse projeto. Da ideia até o momento final da construção. 

Sou uma pessoa que gosta de ficar imaginando, criando soluções no mundo das ideias. E gosto na mesma proporção de materializar essas ideias.

O curso do Oficina Lab é muito bom, pois te ajuda a fazer esse percurso da ideia até a materialização do projeto de marcenaria. O meu projeto demandou um pouco mais de tempo para ser finalizado. Acho que precisei de mais três tardes na marcenaria para terminar. 

E quais foram os meus aprendizados?

Bom, primeiro é ter agora os conhecimentos necessário para realizar outros projetos de marcenaria. E foi esse o objetivo principal. Sobre o móvel, vou comentar para as três possibilidades de utilização:

A) Móvel de apoio da cozinha de casa

Perfeito. Ele está me ajudando bastante aqui em casa. Serve de apoio para aumentar a área de trabalho da cozinha. Estou utilizando também como bancada de produção dos meus sabonetes naturais.

B) Cozinha portátil para ser transportada na bike trailer, para animar os picnics no parque.

Ainda não testei [preciso comprar o trailer da bike], mas achei o módulo de cima pesado e alto para esta utilização. Em uma segunda versão eu reduziria um pouco a altura do armário grande. Reduziria também as abas retráteis da bancada, possibilitando utilizar ferragens mais leves. E faria a gaveta correr no vão do móvel, tirando também as ferragens.

C) Cozinha portátil para utilizar em viagens/acampamentos.

Possível carregar em carros comuns que rebatem os bancos traseiros. Mas é bom ter mais de uma pessoa para colocar no carro. Acho que fazendo as alterações observadas no módulo bike, já daria mais versatilidade para transportar no carro. Para transportar em vans e kombis, acho que está perfeito.